Dr. Carlos Daniel Bolze e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Áreas de atuação

Osteoporose

 

Osteoporose significa o enfraquecimento dos ossos, por qualquer que seja sua causa. Frequente nas pessoas idosas, principalmente do sexo feminino, esse diagnóstico começou a ficar cada vez mais comum com longevidade e o aumento da expectativa de vida. A osteoporose é uma doença progressiva e inicialmente silenciosa. Com a evolução, a osteoporose dói, principalmente a osteoporose na coluna, onde ocorrem múltiplas microfraturas geradoras de dor óssea crônica, além da mais temida e debilitante fratura do fêmur.

 

O quadro de osteopenia é o estágio intermediário da doença. A densidade óssea se encontra entre o normal e a osteoporose, ou seja, é o “sinal amarelo”, que alerta para a ocorrência da perda óssea, onde medidas preventivas devem ser tomadas para evitar a evolução da osteopenia para osteoporose.

 

A prevenção da osteoporose deve ser iniciada desde a adolescência, pois o pico de “excelência” da massa óssea ocorre no final da puberdade. Orientação sobre a ingesta de cálcio, incentivo à prática de exercícios e pesquisa de casos de osteoporose familiar são medidas necessárias.

 

A menopausa e a queda dos níveis de estrogênio (hormônio feminino), acelera a perda de massa óssea e agrava o quadro. Pode haver desenvolvimento de deformidades como a cifose, dor e diminuição da altura, com evolução lenta e silenciosa, percebidas muitas vezes como dores musculares de compensação, e podem mascarar o quadro inicial da doença.

 

Pessoas idosas ou com história de osteoporose na família devem se submeter ao exame de densitometria óssea, para quantificar a sua massa óssea e iniciar o tratamento, o mais precocemente possível. Crianças também podem ter a doença, devendo se ficar atento nas que sofrem fraturas de repetição, em decorrência de traumas de baixa energia. O exame da densitometria é rápido, indolor, acessível, seguro e fácil de realizar.

 

A orientação e a prevenção à osteoporose, com medidas específicas, ainda é o melhor tratamento. Dieta equilibrada, suplementação adequada de cálcio, vitamina D, associado a outros medicamentos conforme o diagnóstico e os tipos de osteoporose, são tarefas indicadas pelo médico na consulta de avaliação.

 

O medicamento mais adequado ao tratamento será definido pelo médico especialista, que irá definir o tipo de osteoporose. Serão considerados diversos fatores como idade, sexo, fatores hormonais, história clínica, risco de fraturas, efeitos colaterais, doenças associadas e resultados dos exames.

 

Nos dias de hoje, com os tratamentos modernos disponíveis, a osteoporose tem cura e as fraturas são desfechos evitáveis. Agende sua consulta e solicite a sua avaliação! Somos especialistas no tratamento da osteoporose!